• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Notícias

"PENSANDO LEVE" quebra paradigmas e resgata o rock e vertentes da ELETROACORDES

Quarta-feira | 27 de março de 2024
por Romulo Carlos de Sousa

Em tempos extremos, a música pode ser o calmante para distensionar rígidas convicções. Pelas palavras ou sonoridades, “Pensando Leve”, novo trabalho da Eletroacordes banda, quer apenas romper com “establishment” de forma suave. O álbum, com seis faixas em várias vertentes, foi gravado ao longo de 2023 na Casa Sonora com o singelo propósito de trazer mensagens reflexivas, sem ferir âmagos. Em 30 de março, segue presente nos principais streamings (plataformas da ONErpm) na Internet ou prensado em CD físico. Acesse o link do Pré-Save em https://onerpm.link/654620903098

Este é o sexto trabalho do trio gaúcho, que completa 15 anos de estrada este ano. Do Blues ao Psicodelismo, do Hard ao Instrumental ou até em baladas swingadas com tempero jazz/bossa contorna cada nuance musical como cortina sonora embalada pelo Rock, que dá a tônica para quase todas as composições. O produtor musical Wagner Rodrigues, que também atuou como guitarrista resume o projeto: “Fazer toda a produção e ainda ser um dos integrantes da banda foi um grande desafio. Busquei capturar o melhor dos músicos, dentro de um conceito mais orgânico, tentando aproximar a sonoridade de estúdio das canções ao vivo”, aponta.

O produtor também enfatiza a parte técnica que envolveu a gravação adaptadas ao estilo da banda. “A própria bateria foi gravada em apenas 4 canais, utilizando a técnica ‘Glyn Johns’. As letras e composições de ‘Pensando Leve’ não raro flertam com o onírico e impulsos do subconsciente, seguindo estruturas bastante distintas entre si, o que também exigiu de mim e do baterista Bruno Oliveira um esforço maior na criação de arranjos coerentes com a proposta apresentada pelo Rodrigo”, acrescenta.

As canções inéditas, algumas compostas recentemente, outras resgatadas há mais de 10 anos do fundo do baú elétrico, servem como referência de cada estilo adotado pela Eletros ao longo de sua trajetória. Também compõem “Pensando Leve”, duas faixas como releituras das bandas Caminhante Flutuante (“Eunice”) e Yesomar (“Hotel Lies”). O projeto tem a chancela do F.I.B.R.A. – Festival Independente de Bandas de Rock Autoral no qual em um evento produzido na CCMQ extraiu-se uma das composições que acabou integrando o novo trabalho da banda.

Integram a Eletros para este projeto, Rodrigo Vizzotto (voz, baixo, violão, teclados e harmônica), Wagner Rodrigues (guitarra) e Bruno Oliveira (bateria). Também participaram como convidados os músicos de Porto Alegre André Reche (Caminhante Flutuante), Lauro Levandowski (Thomas Butterfly) e Rafael Poletto (Delírios de Hamilton), além de composição cedida por Dundy Sebastiani (Yesomar).

A canção Blues em Mi(m) já ganhou em fevereiro, um videoclipe no canal da Eletroacordes no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=nEer5tRHdC4 ). Já a faixa-título “Pensando Leve”, originalmente composta e executada há uma década como uma balada ganhou novo semblante em um punch sonoro que introduz o projeto.

Para as canções “Sono Tão Profundo II” e “Schízo” – essa última criada para a trilha sonora do média-metragem homônimo sobre saúde mental – conversam entre si pela sutil linguagem instrumental mais universal, ou quem sabe, entorpecentemente envolvente com toque um tanto psicodélico.

As artes de capa e contracapa ficaram a cargo do ilustrador Paulo Chagas – a exemplo do segundo EP “Insanos” (2015) – que remontou a partir de pinturas de telas de sua autoria, a urbanidade pacificada para uma banda em 220V. 

 

 

 

 

 

Fonte: Rodrigo Vizzotto