• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Notícias

A banda dominicana Santuario lança versão rock de 'El costo de la vida' de Juan Luis Guerra

Quarta-feira | 8 de maio de 2024
por Romulo Carlos de Sousa

A banda dominicana Santuario lança versão rock de 'El costo de la vida' de Juan Luis Guerra - Notícias - Arrepio Produções - Patos de Minas/MG

Santuario é uma banda de heavy rock da República Dominicana fundada em 1999 e atualmente formada por Juan Carlos Kanky Lora (bateria) e Jehison Tavarez (vocal e guitarra). Desde a sua criação, o grupo impactou o cenário musical de seu país graças à energia de seus shows, à sua mensagem social e à brutalidade de suas canções. A intenção da sua proposta baseia-se na descarga de energia e na libertação de adrenalina ao vivo.
 
Nossa proposta tem principalmente um aspecto social e com nossas letras buscamos acordar a sociedade do coma em que se encontra, comenta o grupo com influências de trash metal, Nü Metal e ritmos caribenhos em bandas como Pantera, Soulfly, Slipknot, Machine Head e ANIMAL.
 
El costo de la vida é o novo lançamento de Santuario, música do artista dominicano Juan Luis Guerra, lançada como terceiro single de seu sexto álbum Areito (1992). A canção conta com a colaboração do músico congolês Diblo Dibala na guitarra e é uma versão em espanhol de sua própria canção soukous Kimia Eve. A letra em espanhol refere-se à pobreza, à corrupção e aos baixos padrões de vida na América Latina. Além disso, refere-se às más condições em muitos países no âmbito da celebração do 5º centenário da descoberta da América e aos padrões duplos das nações do primeiro mundo. O vídeo desta música foi proibido em vários países pela sua forma gráfica de apresentar a realidade da época, o que gerou alguma polémica porque muitos consideraram que a letra da música tinha tendências anticapitalistas.
 
Nesta nova versão de El costo de la vida de Juan Luis Guerra, os integrantes do Santuario imbuíram-na com seu som poderoso e característico, tentando igualar a força da letra que, apesar de ter sido escrita há 32 anos, permanece tão atual. o primeiro dia.
Para nós, Juan Luis Guerra é um dos artistas mais importantes do mundo e temos orgulho de ele ser dominicano. Nesta música, especificamente, ele narra com maestria o sofrimentos que a maioria dos países latino-americanos passam, o que está alinhado com a mensagem que queremos transmitir com a nossa música, enfatiza Santuario.
 
O trabalho visual de The Cost of Living do Santuario ficou a cargo de Francisco Pérez e Nebulosa Audiovisual onde se trata de manter a ideia do vídeo original levando-o a estes novos momentos com imagens de acontecimentos atuais, de como vai o mundo e onde o grupo confirma isso nada mudou, nem mesmo 30 anos após a gravação original.
 
El costo de la vida é uma canção ideal para ouvir sempre que vemos um político a mentir ao seu país e vemos nas notícias que a fome, a saúde e a educação continuam a ser problemas não resolvidos em toda a América Latina e em grande parte do mundo", acrescenta a banda. El costo de la vida fará parte do quinto álbum de estúdio do Santuario que será publicado no final do ano e conta com convidados de luxo como Marc Rizzo (Ill Niño, ex-Soulfly), Tony Campos (Estático
Susana (JLS), Pablo Cavallo entre outros.
Queremos que mais países latino-americanos conheçam a nossa música. “Queremos levar a nossa mensagem à mesa de conversa e tentar sensibilizar para os diferentes problemas que existem em todos os cantos do continente”, conclui a banda.
 
Ouça El costo de la vida do Santuario na sua plataforma de música favorita
 
Acompanhe o Santuário em suas redes sociais
 
Sobre o Santuário
Santuario começou em 1999, causando grande impacto no cenário do rock dominicano pela energia de seu
apresentações. Em meados de 2000 eles lançaram seu primeiro single ;Revolucion (tópico que trata os diferentes problemas sociais que os países atravessam em todo o mundo), alcançando grande popularidade e se tornando o número 1 na categoria metal das 'paradas'; no centro America do Mp3.com e também permanecendo por várias semanas sendo o preferido por ouvintes das principais estações de rock da República Dominicana.
 
Kanky Lora o baterista da banda fez parte da banda Straight Line Stitch além do projeto solo de Marc Rizzo (Soulfly, ex Ill Niño) e foi baterista em turnê do Soulfly, Kingdom of Sorrow e JASTA (projeto solo do vocalista do Hatebreed, Jamey Jasta). Além disso, ele participou como engenheiro de gravação em músicas de Cavalera Conspiracy, projeto dos irmãos Cavalera, Max Cavalera (ex-Sepultura, Soulfly) e Igor Cavalera (ex-Sepultura).
 
Jehison Tavarez (vocal e guitarra) já fez parte de grupos como Antihippie, que até o momento lançaram um EP e um álbum completo. Além disso eles abriram shows para Soulfly,ANIMAL. e Brujeria em suas visitas à República Dominicana. Também lançou a produtora Santuario Producciones e participou como engenheiro de gravação em diversas gravações da cena rock de seu país. Revigorado, Santuario vem mais uma vez com seu poder devastador para deixar sua marca na música de língua espanhola.

 

Fonte: Diego Armando Baez Peña