• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Notícias

Desert Kin: ode ao amor próprio e à descoberta no álbum If Im Not Here?

Quinta-feira | 11 de agosto de 2022
por Romulo Carlos de Sousa

Desert Kin: ode ao amor próprio e à descoberta no álbum If Im Not Here? - Notícias - Arrepio Produções - Patos de Minas/MG

Crédito: Divulgação

Como é a ausência de si mesmo? Certamente, não tão vasta quanto o deserto, mas o instinto carrega uma necessidade quase que primitiva de ir além da superfície na busca de encontrar o que foi perdido. Este é o ponto de partida de 'If I'm Not Here?', o álbum de estreia do escritor e músico mexicano Franco Bastida com o projeto multilíngue Desert Kin.

 
O lançamento mundial do álbum acontece em 11 de agosto. Ouça aqui: https://ingrv.es/if-im-not-here-nkn-m .
 
No Brasil, Desert Kin ganha promoção exclusiva da Brain Productions Booking.
 
Desert Kin foi concebido por Franco durante a pandemia. Neste primeiro registro, todas as histórias compõem uma jornada de redenção. O mexicano imprime a ideia de renascimento nas canções, uma busca interna e pessoal de recuperar algo que se perdeu em algum momento da vida.
 
“If I’m Not Here?” tem influência direta da música, linguagem e cacoetes sociais dos Estados Unidos, México e Brasil, uma amálgama de tudo que Franco viveu e experimentou. É uma viagem sonora, às vezes antropológica, pela bossa nova, rock vintage e jazz.
 
Junto à Franco, músicos consagrados da cena indie do México colaboraram no registro, como Daniel Ponce (Leonel García, Mon Laferte) que gravou bateria, Apache O'Raspi (Suave as Hell) no baixo e My Monday Taco Club nos sintetizadores.
 
Uma das faixas do álbum, aliás, é cantada em português: ‘Os Escultores estão vivos’, com participação da portuguesa Marta Morena. É uma música que o Desert Kin canta sobre falsas expectativas que se veste os outros e a si mesmo. E deixa uma pergunta bastante intrigante ao ouvinte: Como devemos quebrar o ego?
 
Já a abertura do álbum, “Slow Drive”, relembra uma viagem ao interior com um amor que não pode ser, misturando R&B com batidas de hip hop e acordes espaciais descontraídos. Trata-se de música que traz de volta o melhor dos sons análogos. Combina-os com harmonias de jazz para acompanhar os flashes de memórias durante uma viagem de carro.
 
Tem a balada de 1950, “Ducks in a Row”, que irrompe em um refrão mariachi. Subitamente, Desert Kin mostra um arranjo jazzístico de amor-próprio de “El David”, que junto à já citada bossa nova experimental de “Os Escultores Estão Vivos”, foram todas gravadas após sessões de improvisação, livres de uma concepção rígida de cultura.
 
O álbum também apresenta a faixa inédita “This Time”, uma colaboração pop dos sonhos com Paulina Parga, formada em Berklee. Afinal, Desert Kin também é uma afirmação. É derivado da palavra kynfolk, introduzida no inglês antigo pelas tribos nórdicas no que hoje é a Grã-Bretanha. Representa a maleabilidade e a curiosidade inata das pessoas do deserto.
 
O músico mexicano comenta sobre “If I’m Not Here?”:
 
“Algumas das realizações mais importantes da vida vêm com humor seco, como em ‘Ei, é hora de nos recompor’. Eu acredito no poder das imagens. ‘If I’m Not Here?’ é um álbum de hipóteses: sobre o que aconteceria se você decidisse ficar com uma pessoa que ama ou mudar sua vida completamente. Você nunca sabe até que você decida trocar um pouco de pele e dar uma volta.”
 
Ficha técnica
Todas as canções e letras foram compostas por Franco Bastida.
Gravado em Tumble Weed Studio e Ártico Estudio, Cidade do Mexico, 2021.
 
Producão : Ricky Anaya e Andrés Medellín.
Mix: Ricky Anaya
Master: Rubén Ordoñez
Distribuicão: Casete
 
Direção Criativa: Andy Butler
Produção de Arte: Deduce Design
Fotografía: Daniel Zúñiga e Marta Moreno
 
Músicos:
Franco Bastida: harmonia, voz e violão
Álvaro Rodríguez «Apache O’Raspi»: baixo
Eduardo Maldonado «My Monday Taco Club»: piano e synth
Daniel Ponce San Martin: bateria
Isaac Mireles: trompeta
Carlos Aguilar: pandeiro, tantã, triângulo, cuíca, cavaquinho e flauta
 
Colaboração especial de:
Paulina Parga: voz em “This Time”
Juan Pablo Alarcón: percussão em “This Time”
Rodrigo Sarmiento: solo de guitarra jazz em “El David”
Álvaro Rodríguez «Apache O’Raspi»: voz em “Chipinque”
Marta Moreno: voz em “Os Escultores Estão Vivos”
Tute e Tomás Damerau: monólogo em “Os Escultores Estão Vivos”
Jorge Cancino: surdo em “Os Escultores Estão Vivos”
Luis Martínez: piano e synth em “Consider This”
 
Desert Kin nas redes
 
 
 

 

Fonte: Tedesco Midia