• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Notícias

"L-Imlejka" da Sahhar: revelando mitos malteses através do black metal

Sexta-feira | 15 de março de 2024
por Romulo Carlos de Sousa

No reino do black metal, poucos artistas se atrevem a aventurar-se nos territórios desconhecidos da sua herança cultural com tanta ousadia como Sahhar o fez com o seu último single, "L-Imlejka". Esta faixa é uma viagem ao coração da mitologia maltesa, dando vida à obscura lenda de 'L-Imlejka', a Pequena Rainha do ano novo. Com Sa??ar, o nome de guerra artístico de Marton Saliba, no comando, "L-Imlejka" permanece como um testemunho do poder do black metal para explorar e expressar os aspectos mais profundos da cultura e da história humana.
 
A inspiração para "L-Imlejka" surge do fascínio de longa data de Sa??ar por temas de morte, destruição e a reimaginação cósmica das mitologias. “Decidi que já era altura de olhar para dentro e contar a história da mesma entidade que usei como apelido desde 2006”, explica Sa??ar, destacando a sua viagem ao folclore maltês para encontrar um mito que ressoasse com a sua visão artística. O resultado é uma releitura criativa da lenda de 'L-Imlejka', transformada em uma narrativa assombrosa de black metal.
 
Incorporando a língua maltesa nas letras, Sahhar traz um toque autêntico e pessoal a "L-Imlejka". Ele conta: “Neste ponto, escrevi tantas faixas em maltês que acho muito fácil usar essa linguagem para expressar como quero que algo se manifeste”. Esta escolha linguística não só presta homenagem às raízes culturais da canção, mas também acrescenta uma camada de profundidade e autenticidade à narrativa.
 
Como único criador de "L-Imlejka", Sahhar enfrentou o desafio de equilibrar instrumentação, vocais e programação para criar uma faixa coesa e atraente. Ele descreve sua abordagem como “holística”, garantindo que cada elemento da música contribuísse para os objetivos narrativos e atmosféricos que ele se propôs alcançar. Da estrutura da música ao processo de mixagem, cada decisão foi tomada com a intenção de criar um "som grande e monolítico" que serviria como base sonora para todo o álbum.
 
“L-Imlejka” é uma peça chave no quebra-cabeça maior do próximo álbum conceitual de Sahhar. A faixa apresenta aos ouvintes o personagem L-Imlejka enquanto prepara o cenário para a história épica de Mattew Falzon, o feiticeiro local cuja lenda inspirou o nome da banda de Sa??ar. Este álbum promete tecer uma rica tapeçaria narrativa, repleta de lendas do submundo, maravilhas antigas e um profundo sentimento de desesperança e desespero.
 
Para Sa??ar, "L-Imlejka" representa um momento crucial no seu percurso artístico, tirando-o da sua zona de conforto para explorar novos territórios temáticos e musicais. Ele espera que os ouvintes apreciem o esforço e a criatividade envolvidos na faixa e se inspirem para explorar a rica tapeçaria da mitologia e cultura maltesas. “Espero que os ouvintes se interessem pelo fato de que mesmo uma ilha muito pequena e minúscula presa entre dois continentes, embora não pertencendo a nenhum deles, ainda possa ter raízes antigas, longas, mas ricas, em figuras misteriosas”, reflete Sa??ar.
 
Com “L-Imlejka”, Sa??ar criou uma faixa de black metal que transcende a mera musicalidade para mergulhar profundamente no coração do mito maltês. Esta faixa é uma ponte entre o passado e o presente, entre a ilha de Malta e o vasto mundo dos entusiastas do black metal. À medida que Sa??ar continua a explorar os limites do seu género e herança, "L-Imlejka" permanece como um exemplo brilhante de como a música pode servir como um meio poderoso para a expressão e exploração cultural.
 
Links Sociais:

 

 

Fonte: AGAINST PR