• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Notícias

Aoidos lança single "From the Surface Grate (Reimagined)" antes do próximo álbum

Quarta-feira | 20 de novembro de 2024
por Romulo Carlos de Sousa

Aoidos lança single

O quinteto de dark death metal Aoidos revelou seu novo single, "From the Surface Grate (Reimagined)", antes do lançamento de seu álbum de estreia, "Oizys", previsto para chegar em 29 de novembro pela Nox Liberatio Records.
 
“From the Surface Grate” foi a primeira música escrita para o projeto, na verdade sendo mais antiga do que a escolha do nome “Aoidos”. Começou como uma homenagem aos riffs de power chord simples, mas eficazes, das bandas de Black’n’Roll, muito influenciados por Satyricon, uma banda que Freitanás repetia constantemente quando escreveu esta música, em novembro de 2019. Mas então, 2 anos depois, outro homem se juntou ao Aoidos. Um homem que queria embelezar a música, fazê-la soar mais forte e com mais nuances. Esse homem é Pedro Miguel, que pegou a bateria. A banda começou a praticar a música e a tocá-la mais rápido até que parecesse bom de tocar e melhor de ouvir. Eles acabaram tocando a faixa a 140 bpm, e com Erlkönig trazendo algumas partes de piano incríveis inspiradas em Rachmaninoff, a música mudou completamente de uma faixa sombria e doomy para uma peça cinematográfica e sinistra incrível. Comparando o lançamento original com este, qualquer um pode ver a melhoria no som do Aoidos e pode identificar as diferentes contribuições de cada um dos membros. É realmente um instantâneo fantástico do espaço mental do Aoidos, em termos de escrita, e uma medida fenomenal de sua evolução futura como uma banda.
From the Surface Grate - Reimagined: https://www.youtube.com/watch?v=SPBaqilrSZU
 
 - "Oizys" Nox Liberatio Records (29 de novembro de 2024)
1. Dieaed - 01:29
2. Thrall - 05:56
3. Fire - 06:26
4. Oizys - 06:28
5. Trauma - 05:50
6. Old Ballad - 01:48
7. The Wheels - 04:03
8. Black Swan - 06:06
9. From the Surface Grate - 05:10
10. Slumber - 01:53
11. All! Wherever! Always! - 04:27
Tempo de execução do álbum completo: 49:26
 
Créditos do álbum:
Produtor: João “Freitanás” Freitas
Estúdio de Gravação: Todas as faixas foram gravadas no Estúdio Pessoal dos Freitanás em Castanheira de Pera, exceto Bateria, que foi gravada nos Estúdios Golden Jack, Coimbra.
Engenheiro: João “Freitanás” Freitas e João Dourado
Masterização: João Dourado
Mixagem: João “Freitanás” Freitas
Artista da capa do álbum: Sofya Alves
Fotos da Banda por: Ruben Lopo
 
Fundindo melodias e atmosferas assombrosas dos reinos do black metal em conjunto com o poder e o groove da morte, AOIDOS apresenta uma infinidade de contos encantadores e sombrios em seu próximo álbum. Oizys está programado para ser lançado em 29 de novembro de 2024, pela Nox Liberatio Records.
“Oizys” estará disponível no Youtube, Bandcamp, Spotify, Tidal e outras plataformas digitais em 29 de novembro de 2024, e em CD pela Nox Liberatio Records em 30 de novembro de 2024. As pré-encomendas já estão abertas no link https://noxliberatio.com/shop/aoidos-oizys-cd/
 
O título do álbum, Oizys, é o nome da deusa grega antiga da ansiedade e da depressão. Ao longo da lista de faixas, há contos pessoais entrelaçados envolvendo lutas com a saúde mental e testemunhando as lutas de entes queridos. A faixa de abertura do álbum "Dieaed" (Doente - escrita por Freitanás quando ele teve intoxicação alimentar e um teclado sem uma tecla "S" funcional), se inspira em HANS ZIMMER e é uma peça cinematográfica. A faixa apresenta ideias iniciais que são desenvolvidas mais tarde em "Trauma", e espelha o encerramento do álbum. "Thrall", a única faixa sem piano, é um ataque explosivo aos sentidos; um retrato de desespero e rebelião. "Fire" foi inspirado pelos incêndios florestais de Pedrogão Grande que ocorreram em 2017, e é um conto pessoal predominantemente de sobrevivência, mas também equilibrado com tristeza e perda.
 
Exibindo as influências musicais de GOJIRA e CHILDREN OF BODOM, "Black Swan" é sobre a teoria dos "eventos cisne negro". Esses são eventos que vêm como uma surpresa e têm um efeito importante e, na maioria das vezes, devastador, mas podem ser racionalizados após o fato com o benefício da retrospectiva. A faixa troveja com ritmos aniquiladores e ataques brutais. Aventurando-se no mundo de Warhammer 40.000, "From the Surface Grate" continua o tema do sofrimento nas mãos de seres divinos ou quase imortais. Enquanto um vislumbre de esperança é apresentado, a realidade das lutas pessoais mostra as vítimas desta história não convencidas, vendo a escuridão cair mais uma vez.
 
AOIDOS é:
João "Freitanás" Freitas - Guitarra,
Vocais EkID - Baixo, Vocais
Pedro Miguel - Bateria
Ivo Resende - Guitarra
Erlkönig - Piano
 
Links:

 

 

Fonte: Catia Cunha/AgainstPR