• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Notícias

"Democracia com um toque ditatorial sutil" - A banda finlandesa Mourniaty lançou seu álbum de estreia, "Musta maa"

Sexta-feira | 7 de novembro de 2025
por Romulo Carlos de Sousa

Foto promocional por Venla Rusi
A banda finlandesa de black metal Mourniaty lançou seu álbum de estreia, "Musta Maa", pela Inverse Records.
OUÇA o álbum nas plataformas de streaming: https://push.fm/fl/mourniaty-musta-maa
 
Karulainen compôs Musta Maa ao longo de vários anos. Durante esse período, demos foram descartadas, mas Karulainen sabia reconhecer uma boa música quando a escrevia. Essas músicas acabaram formando um álbum que descreve a mentalidade do compositor: raivosa, sombria e áspera.
"Sinto que este álbum tem uma pegada que é muito incomum na cena musical atual", afirma Karulainen.
Karulainen descreve Musta Maa como "sombrio na medida certa" e também diferente em sua sonoridade de andamento médio, onde é possível ouvir influências de bandas como Ajattara (FIN), Dimmu Borgir (NO) ou Carach Angren (NED). Combinando essas influências, nasceu um álbum que tem a mesma aparência e sonoridade que seu criador.
"-Se algo não me agradasse, eu o refazia ao meu gosto. Mesmo com uma banda completa tocando neste álbum, eu ainda exerceria meu direito de veto quando necessário. Afinal, estas são as minhas músicas. Chamo Mourniaty de 'democracia com um toque ditatorial suave'."
 
BIOGRAFIA:
Quando você se cansa do cristianismo e o paganismo começa a despertar seu interesse, coisas interessantes costumam surgir. Às vezes, esse processo precisa de um acelerador, que foi exatamente o que aconteceu quando Karulainen e Metallinen se viram fundidos na mesma árvore genealógica. Ora, o que mais parentes finlandeses recém-chegados fariam senão criar sons agressivos juntos? Isso deu vazão à música que Karulainen já vinha compondo.
A banda finlandesa Mourniaty começou como um projeto latente em 2015. Cinco anos depois, explodiu em chamas, quando as circunstâncias da vida permitiram que se dedicassem à música em tempo integral. Com a entrada do baixista Tenho em 2022, o Mourniaty finalmente se tornou uma banda de verdade, e não apenas dois homens com faixas de apoio.
Karulainen descreve a música do Mourniaty como black metal, que combina grooves de andamento médio e arranjos até sinfônicos com letras cantadas em finlandês e inglês, que giram em torno de temas de paganismo e anticristianismo. O álbum de estreia, "Musta maa" (Terra Negra), foi lançado pela Inverse Records em plataformas digitais e em CD em novembro de 2025. Uma trilha sonora perfeita para a estação mais sombria do ano.
Mourniaty - Musta maa (Álbum 2025) - Lista de músicas:
01. Ajan saattama
02. Musta maa
03. All Your Lies
04. Aika Roudan
05. Shrines
06. Kyynelten virta
07. Seventh Seal
08. A Son of the Plague
09. Sodomia
10. Pyha on valani
Mixado por Karulainen e Joona Rinne / Deep Noise Studios
Masterizado por Saku Moilanen/Deep Noise Studios
Capa do álbum por Karulainen
Banda:
Metallinen – bateria
Tenho - baixo
Liekkio - guitarra
Karulainen - voz e guitarra
Links:
 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: Inverse Records/Finlandia