Notícias
DYI: Brasileira constrói sua 'caverna gótica' com criatividade e compras on-line
Quinta-feira | 22 de janeiro de 2026
por Romulo Carlos de Sousa

A fã de heavy metal e rock gótico Claudia Speroto sempre se sentiu atraída por estéticas sombrias e misteriosas, mas, na sua vida adulta, percebeu que seu estilo pessoal e sua casa em decoração romântica e tradicional ainda não refletiam sua personalidade. Há três anos, quando uma lesão no joelho a manteve em casa e imobilizada por um longo período, ela se viu com tempo e ferramentas – a internet – para começar uma transformação na sua casa que refletiria seu interior. Foi assim que ela decidiu dar uma repaginada e transformar sua casa em um lar gótico e estiloso.
Ela pesquisou em lojas tradicionais e online, mas encontrou principalmente estilos de decoração convencionais. Então, há cerca de um ano, ela descobriu a Temu. “Eu compro ativamente em várias plataformas de e-commerce, mas a Temu é diferente”, afirma a empresária de 49 anos. “Os itens vão além das coisas habituais encontradas em outros marketplaces.”
Paredes escuras, decorações em formato de túmulo e figuras de caveiras recebem os visitantes na porta de Claudia. É um projeto em andamento, mas ela está satisfeita com a transformação da casa, antes com tema floral, em seu “castelo das trevas”.
Nas redes sociais, ela descobriu contas de decoração gótica que mostravam uma estética sombria que ressoava com ela e passou procurou itens similares online. As mais de 600 categorias de produtos da Temu lhe deram acesso a uma variedade que ela não encontrava em outro lugar.
Na plataforma, Claudia encontrou papel de parede com estampas de caveira, cortinas com tema de morcego e colchas com motivos de teia de aranha. “Quando quero algo realmente único, vou à Temu”, disse ela. Ela faz pelo menos uma compra na Temu por mês e estima ter gastado cerca de R$2.500 até agora.
No Brasil, as tendências de decoração de interiores estão evoluindo à medida que os consumidores se afastam do convencional para estilos mais individuais, como gótico, retrô ou cottagecore. Plataformas de e-commerce como a Temu estão atendendo a essa demanda com produtos que vão além da estética padronizada.
“Os brasileiros começaram a investir mais no conforto de seus lares, guiados por tendências globais e pela busca por personalização”, disse Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa, uma associação brasileira de casa e decoração, em um artigo do Money Report.
Em outubro de 2025, a Temu lançou seu programa de vendedores locais no Brasil, o que ampliou a variedade de produtos e proporcionou um novo canal para empresas nacionais alcançarem mais compradores.
Uma pesquisa da Ipsos de 2025 constatou que 43% dos usuários da Temu compram produtos para decorar suas casas ou escritórios. Cerca de 39% citam a ampla variedade da plataforma como um motivo para continuarem comprando nela.
Apesar de ainda ser um trabalho em construção, hoje a casa de Claudia finalmente reflete sua personalidade. “Eu adoro o diferente, o misterioso e o sombrio”, disse ela. “Minha casa está lentamente refletindo isso, e me traz conforto e paz todos os dias.”
Fonte: Sofia Mendes





