Resenhas
Matanza Inc:Crônicas do Post Mortem: Um Guia para Demônios e...
Segunda-feira | 7 de outubro de 2019
por Romulo Carlos
Lançamento Nacional: 2019
Gravadora: Monstro Discos (CD digipack)
Digital: Spotify e Youtube.
Recapitulando: O Matanza havia anunciado o encerramento de suas atividades em Maio de 2018,mas cumpriu toda a agenda de shows até Outubro,quando acabou colocando um ponto final na promissora carreira da banda.
Pouco mais de 3 meses depois,Marco Donida (guitarrista),o cabeça da banda resolveu continuar ás atividades do Matanza,agora com a alcunha de Matanza Inc.
Sem o vocalista Jimmy London,a banda convidou Vital Cavalcante para ocupar o cargo, e assim,surgia o novo Matanza,se é que assim podemos chama-los.
Pois bem,fãs mais radicais podem torcer o bico para o novo vocalista,que já chegou botando banca e trazendo novas energias para o quinteto.Incialmente nos primeiros acordes da primeira música já se percebe que a troca de vocalista não vai prejudicar em nada banda.
Apesar do sotaque soar estranho na primeira audição,percebe-se que o Vital conseguiu absorver bem as características do Jimmy em relação ao lado mais hardcore e no final,não faz a menor diferença de quem esteja cantando porque as características e a sonoridade potente do grupo antigo para esta nova fase continuam intactas e digo mais,talvez este frescor tenha ficado ainda mais lapidado e pesado com o vocal do Vital.
No total do disco são 12 faixas,sendo que 4 delas soaram melhor com o novo vocalista,são elas:
Seja o Que Satan Quiser
Péssimo Dia
A Cena do Seu Enforcamento
O Elo Mais Fraco da Corrente .
Eu poderia falar ainda da faixa 5 “ As Muitas Maneiras de Arruinar Sua Vida”,que tem uma sonoridade pesada com uma bateria supersônica bem equilibrada e mostra que o vocal está muito bem ,além das guitarras trabalharem em sintonia dantesca ,a porrada só está começando. Outro ponto positivo com este disco é que a parte instrumental evoluiu e muito,tornando-se mais potente e menos arrastada,colaborando ainda mais para segurar o ouvinte até o final.
Achei que “Lodo no fundo do Copo”,ficou bem fraca em relação ás demais,e a faixa instrumental que encerra o disco “Memento Mori Blues”,totalmente dispensável. Mesmo com duas faixas fracas no play,a banda continua apostando no estilo que lhe fez fama: o countrycore está lá,mas ganhou novos arranjos e uma veia Heavy Metal e sua mistura com Hardcore para que a saga continue rendendo ótimas canções.
Dony Escobar demonstra que as palhetadas estão cada vez mais velozes e que o trabalho do baixista é essencial para essa nova fase,com mais linhas de guitarra,bateria agressiva e o som que continua muito,mas muito bom mesmo!
Participações: Temos a participação do Rodrigo Lima do Dead Fish na faixa “O Elo mais fraco da Corrente”.
Para saber se o novo vocalista vai realmente agradar a maioria é um grande mistério,vamos aguardar o próximo lançamento. Pra mim, tá de boa!
FORMAÇÃO
Vital Cavalcante – vocal
Marco Donida – guitarra
Maurício Nogueira – guitarra
Dony Escobar – baixo
Jonas Cáffaro – bateria
TRACKLIST
01) Guia para Demônios e Espíritos Obsessoras
02) Seja o Que Satan Quiser
03) Lodo no Fundo do Copo
04) O Elo M ais Fraco da Corrente
05) As Muitas Maneiras de Arruinar Sua Vida
06) Péssimo Dia
07) Tudo de Ruim Que Acontece Comigo
08) Para o Inferno
09) Chumbo Derretido
10) A Cena do Seu Enforcamento
11) Pode Ser Que Eu Me Atrase
12) Memento Mori Blues
Links Relacionados:
Facebook: https://www.facebook.com/MatanzaINC/
Instagram: https://www.instagram.com/matanza_inc/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9VmOI42yzjoW26pbwCDPYQ
Twitter:https://twitter.com/MatanzaInc
Assessoria Roadie Metal: http://roadie-metal.com/press/