Notícias
Voltana : Banda de rock colombiana canta sobre saúde mental e emocional em "Rainy Night".
Sábado | 11 de outubro de 2025
por Romulo Carlos de Sousa
Voltana é uma banda de rock colombiana nascida em 2023 da necessidade de expressar experiências, emoções e identidades por meio da arte e da música. Desde o início, cada integrante contribuiu com seus pontos fortes e enfrentou suas fraquezas, o que lhes permitiu crescer individual e coletivamente. A banda, formada por Paula Rodríguez (vocal), William Bastian (baixo e backing vocal), Caam (guitarra e backing vocal) e Diego Caputo (bateria), descreve-se como energia, paixão e rebeldia. É teimosia com um propósito, convicção com uma causa. É seriedade e respeito por um projeto que transcende a música: uma luta coletiva por um objetivo comum. Nascida do amor pelo rock, em um ambiente onde as oportunidades são escassas, Voltana é um grito diante da adversidade. Uma declaração firme de que, apesar dos obstáculos, a única coisa que realmente importa são os sonhos, aqueles mesmos que muitos disseram que nunca poderiam ser alcançados.
"Voltana significa 'voltagem': uma carga de energia que nasce da pressão que enfrentamos como seres humanos, como problemas profissionais, pessoais ou emocionais. Tudo isso se transforma quando a música entra em cena. Através dela, canalizamos essa tensão para transformá-la em expressão, em arte. Os integrantes se conectam com essa energia e, juntos, a fazem fluir em cada música, transmitindo-a ao público com autenticidade e força", comenta o grupo de Bogotá, cuja principal intenção é criar uma proposta versátil dentro do rock, pegando diferentes décadas do gênero e capturando-as em um projeto inovador, com uma apresentação visual ousada e energética."Por meio de nossas músicas, queremos transmitir mensagens de confiança e autoconfiança. De sonhar, de convocar as pessoas a não desistirem, de transformar a adversidade em força para continuar lutando por seus sonhos. Também falamos sobre a fragilidade humana, sobre os momentos em que tudo parece perdido e escuro, mas, no final, podemos nos levantar e encontrar esperança", acrescenta a banda, influenciada por Bon Jovi, Guns N' Roses, Mötley Crüe, Foo Fighters, Stone Temple Pilots, The Killers, Maneskin e The Warning.
"Rainy Night" é a mais recente música do Voltana, uma música cuja história nasce de uma experiência real de um de seus integrantes. Em um momento crítico de sua vida, tudo parecia desmoronar: a falta de sentido, o peso dos problemas e o fardo emocional o levaram a um vazio do qual não via saída, um lugar sem fim nem luz. Ela fala sobre como a depressão pode tomar conta de um ser humano e levá-lo ao limite, a ponto de considerar o suicídio. Também reflete como muitas pessoas podem estar vivendo um inferno interior sem que ninguém perceba. É uma música que te acompanha pela tempestade, mas também te convida a encontrar luz em meio a ela.Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/767vwjyOkg5ehdjgIJsdph "Rainy Night" é uma crítica aos problemas de saúde mental e ao estigma que cerca a busca por ajuda psicológica. Algumas pessoas ainda acreditam que ir ao psicólogo significa ser "louco". No entanto, a saúde emocional é tão importante quanto a saúde física e merece cuidado e compreensão. A chuva na música simboliza esse estado emocional: melancolia, fragilidade e, ao mesmo tempo, a possibilidade de parar, se aceitar e enfrentar os próprios demônios para seguir em frente. Assista no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=sZaQhxdTwPA A música explora sons do rock de várias épocas, desde os anos 70 até os dias atuais, dando-lhe uma riqueza sonora tanto na parte harmônica quanto na melódica e rítmica, misturando elementos de hard rock, punk, funk, soul e pop gerando uma atmosfera de melancolia e um efeito sonoro especial de emotividade dentro da música. "Esperamos nos conectar profunda e sinceramente com aqueles que estão passando por momentos difíceis, apoiando-os por meio da nossa música. Queremos abrir um espaço para empatia e reflexão sobre saúde mental, quebrando estigmas e promovendo o diálogo. Musicalmente, esperamos que esta música alcance novos públicos e mostre a evolução e a maturidade do Voltana como banda. Por ser uma música em inglês, ela representa uma porta de entrada para ouvintes internacionais; no entanto, também ansiamos por nos estabelecer nacionalmente", enfatiza a banda da capital. |
O vídeo de "Rainy Night" se passa em um centro de saúde mental e conta a história de uma mulher sozinha na chuva, vagando pelas ruas em um momento de profunda tristeza. Enquanto toma alguns comprimidos, ela ouve um grito que a leva a um hospital psiquiátrico, onde passa os dias internada. O vídeo aborda os processos que uma pessoa pode vivenciar durante a depressão, quando a vida parece perder o sentido e o clamor interno por uma solução imediata a leva a esse ponto extremo.
O conceito da música e do vídeo busca mostrar como as pessoas podem atingir limites emocionais e se isolar "para seu próprio bem-estar". Ao mesmo tempo, é uma crítica de como alguém pode se encontrar nessa situação. Aliás, o vídeo também mostra como o próprio psiquiatra depende de seus medicamentos para se manter bem e cuidar de seus pacientes."Queremos conscientizar sobre saúde mental e como lidamos emocionalmente com diferentes papéis sociais e expectativas que muitas vezes criam lacunas desnecessárias e aumentam o desespero", enfatiza Voltana.
É uma música perfeita para aqueles momentos em que você sente que o peso da vida é demais para você. Quando você está cansado de procurar uma saída e não consegue encontrá-la, quando ninguém parece entender como você se sente ou quando a esperança parece ter desaparecido. É também uma música perfeita para aqueles momentos em que você quer olhar para trás, relembrar aquele processo difícil, abraçá-lo, extrair força dele e seguir em frente.
"Rainy Night" é o terceiro single do EP de estreia da Voltana, "Resilience", um trabalho de cinco faixas, três das quais já estão disponíveis nas plataformas digitais. Os singles restantes que completam o EP serão lançados nos próximos meses. A banda deve lançar o EP completo até o final de novembro.
A capa do single e do EP busca representar o caos mental que pode existir dentro de uma pessoa. No entanto, esse caos não é apenas desordem; é também uma fonte de força e luz. Cada música do EP apresenta cores dominantes que expressam diferentes sensações, e esta capa captura essa paleta para representar visualmente essa jornada emocional.
"Queríamos transmitir a ideia de resiliência: a autoconfiança para transformar o caos interno em poder pessoal. Por isso, a imagem mostra um rosto com os olhos fechados, simbolizando a introspecção e o trabalho interno, enquanto no centro há múltiplos elementos e cores que refletem a complexidade emocional", diz a banda.
"Amor calcinado" é outro single recente de Voltana, uma música nascida de uma experiência profundamente pessoal e visceral. Ela aborda um relacionamento que terminou de forma intensa e destrutiva, sem volta. Reflete uma luta interna entre a dor da perda, a necessidade de seguir em frente e o caminho para a cura.Assista no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=qmedqYqv6qA
De acordo com os integrantes do Voltana, "os temas do EP giram em torno de depressão, resiliência, força e determinação para enfrentar as dificuldades. Não importa o que aconteça, a mensagem central é a importância de confiar em si mesmo. Queremos compartilhar com nosso público a ideia de que a música pode ser um refúgio, e esperamos que eles encontrem isso em nossa música."
"Somos uma banda que busca se conectar genuinamente com o ouvinte, refletindo a luta constante para conciliar a vida pessoal com o sonho de ingressar no mundo artístico profissional. Somos o grito de rebelião daqueles que não acreditaram em nós, a voz que desafia as adversidades e transforma a dor em força. Trazemos um som rock fresco e atual, voltado para as novas gerações, com uma proposta autêntica que mescla paixão, resiliência e total comprometimento com a qualidade. Nossa música não é apenas para ser ouvida, mas sentida; e nossa performance no palco gera uma conexão real com o público, que se identifica com nossas letras e emoções. Ouvir-nos é se juntar a um movimento de resistência, luta e esperança, onde a música é o refúgio e a força para seguir em frente", conclui Voltana
Fonte: Diego Peña