Notícias
Haimad lançará o álbum de estreia “When Night Rode Across the North” em 7 de novembro pela Northern Silence P.
Segunda-feira | 13 de outubro de 2025
por Romulo Carlos de Sousa
Ouça Nen Cenedril (Nova Faixa) https://www.youtube.com/watch?v=6CT1zoNRQ7w
Em 1994, quando o Black Metal era relativamente jovem, underground e extremamente sério, um grupo de jovens se reuniu em Sundsvall, na Suécia, para formar um coven de culto ao ocultismo e disseminar as artes das trevas.
Sua busca por esclarecimento e conversão começou com o lançamento de "A Dream Vision Vanished" em 1995 e progrediu para o nascimento do EP "The Horned Moon", da Arte de Occulta, em 1996.
No auge da onda do Black Metal Melódico dos anos 90, o grupo participou com a música "Under Spread Wings of Eternal Darkness" no clássico sampler da Full Moon Productions, "A Tribute to Hell".Enfrentando dificuldades de morte e desespero em sua trajetória sombria e sinuosa, a banda foi forçada a fazer uma pausa até 1999, quando o guitarrista Azradan retomou a tocha e os membros restantes do Haimad abriram outro capítulo com o EP "Majestic".
Após esse lançamento, a banda entrou em um longo hiato. Muitos anos se passaram sem um sinal de vida antes que Azradan, agora o único membro fundador remanescente, se propusesse a ressuscitar a banda mais uma vez e recrutasse uma nova formação para transformar em realidade sua poderosa visão do Black Metal Sinfônico na melhor tradição escandinava de meados dos anos 90. E quem mais, além dos músicos que faziam parte dessa mesma cena naquela época, seria capaz de criar algo que lembrasse tão poderosamente os bons e velhos tempos? Assim, Haimad retornou, e mais forte do que nunca!
Vinte e cinco anos após sua fundação, o Haimad lançou um EP que foi a realização de um sonho para qualquer fã de álbuns como "The Sad Realm of the Stars", "Seen Through the Veils of Darkness", "Provenance of Cruelty", "In the Nightside Eclipse", "Stormblåst", "In Times Before the Light", "Moon in the Scorpio" ou "Tusen År Har Gått".
Se alguém cresceu acompanhando esses marcos, ouvir "The Return", do Haimad, foi como voltar para casa depois de um longo tempo longe, porque o material deste EP está absolutamente no mesmo nível dos clássicos e parece ter sido composto há mais de 20 anos.
Na mesma linha, o aguardado álbum de estreia do Haimad finalmente surge como um farol na noite do norte, mais de 30 anos após a fundação da banda, e continua a tradição dos álbuns de Black Metal escandinavo melódicos e sinfônicos de meados dos anos 90, que passaram por uma espécie de renascimento no passado recente, com destaque para algumas bandas da cena finlandesa.
O Haimad mostra que a Suécia também ainda pode produzir álbuns do calibre dos clássicos dos anos 90 e desencadeia uma fusão majestosa de sinfonia clássica e o inferno do Black Metal impregnado pela tradição de Tolkien.
Nem é preciso acrescentar que seu incrível EP "The Return", anteriormente disponível apenas em CD e digital, também será finalmente lançado em vinil pela primeira vez junto com o novo álbum.
Tracklist — When Night Rode Across the North:
When Night Rode Across the North
Nen Cenedril
Where Serpents Wait in Withering Ruins
Naur
Voice of the Dread Abomination
Of Smokeless Fire and Smouldering Ash
The Key to the First and Final Day
Artista/Banda: Haimad
Título do Álbum: When Night Rode Across the North
Data de Lançamento: 7 de novembro de 2025
Gravadora: Northern Silence Productions
Formato: Digital, CD, LP
Gênero: Black Metal Melódico/Sinfônico
País: Suécia
Links:

Fonte: Catia Cunha/AgainstPR