• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Resenhas

Resenha: Tupi Nambha - "Invasão Alienígena "

Segunda-feira | 6 de novembro de 2017
por Diego Vinhal Murray

Resenha: Tupi Nambha -

Tupi Nambha – "Invasão Alienígena "

(2017 - Nacional/ Independente)

Projeto formado em 2016 na cidade de Recanto das Emas/DF por apenas dois membros: Marcos Loiola (Vocal) e Rogerio Delevedove (Guitarra). Temos aqui uma banda totalmente diferente e um estilo mais diferente ainda, cujo o projeto se intitula ser um Tribal Metal, uma mistura de Metal meio que indígena e cantado em Tupi Antigo que é uma língua mãe do Brasil! No mesmo ano eles lançaram em formato digital,o seu primeiro EP intitulado “Invasão Alienígena” contendo 7 faixas. (O formato físico saiu no início deste ano).

Apesar de ser um estilo novo pegando várias origens do nosso pais, achei bastante estranho e particularmente não gostei, mas claro opiniões são opiniões!

Ao dar o play no EP da banda, vejo claramente aquele clima bastante indígena e até as vezes dá impressão de que estamos em meio a uma tribo com uma guitarra e um cacique cantando. O material possui umas levadas meio que Hardcore também em cadenciados e uma linhagem de metal bastante moderno e principalmente industrial, as vezes lembra um pouco o Matanza em algumas partes pelas linhagens de vocais que dão uma entonação parecida. Os riffs de guitarra do EP são bastante diretos, sem muitas passagens e solos, assim como as linhagens de baixo também, ou seja, vão direto ao ponto sem muitos ingredientes. Alguns arranjos também tem algumas pitadas do Sepultura ali na era Roots, Nation, como arranjos de bateria que as vezes parecem ser aqueles batuques indígenas.

Apesar também de ter Metal no estilo não acho que tenham alguma pegada Metal mesmo, ao  ouvir assimilei bastante também com Rock Nacional Brasileiro, ala Titãs antigo em algumas faixas. A produção do EP é boa, moderna e nítida principalmente os vocais por ser em uma língua totalmente diferente. As músicas são bastante parecidas pelo motivo de ser em uma mesma linhagem, parece que as vezes por serem bem fiéis ao novo estilo criado dá se a impressão de que não podem misturar mais nenhuma pitada de nenhuma outra vertente, mas enfim, fiquei surpreso pela nova vertente criada pois, é uma coisa totalmente diferente, quando citei que algumas coisas lembram o Sepultura na fase Roots e Nation não se deixem levar ao pé da letra, são bem poucas.

A parte gráfica do disco foi deita pelo Estúdio Fábula Ilustrações. A produção do EP ficou a cargo de Caio Contornesi,já a mixagem e masterização no BroadBand.

 

Tupi Nambha é:

 - Rogério Delevedove – Guitarra

- Marcos Loiola – Vocal

 

Músicas:

1 – Invasão Alienígena

2 – Antropofagia

3 – Tribo em Guerra

4 – Tupi Nambha

5 – Galdino Pataxó

6 – Feiticeiro

7 – Ayahuasca

 

Contato:tupinambha@gmail.com

 

Links Relacionados:

Facebook: https://www.facebook.com/TupiNambhaOficial/?fref=ts

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCt4A-bqE9z3Xlp5Xag8WSdA/videos

Soundcloud: https://soundcloud.com/user-382595877

Assessoria: https://roadie-metal.com/press/tupi-nambha/