• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Resenhas

Encéfalo: "Die To Kill" - Thrash Metal Sanguinário!

Segunda-feira | 20 de julho de 2015
por Romulo Carlos

Encéfalo:

ENCÉFALO: "Die to Kill "-  (CD/2015 )

(Retch Records/Rising Records/Terceiro Mundo Chaos/Infernal Rites Distro/ Nacional)
 
Tracklist:
01. Alive or Dead
02. Age of the Darkness
03. Endless Suffering
04. Psywar
05. Assassin
06. Battle of Blood
07. Suicide Dreams
08. Apocalypse
09. The Bounty Hunter
10. Night of the Dead
 
 

O ENCÉFALO foi formado em 2002 na cidade de Fortaleza,fazendo um trabalho independente com qualidade e enchendo de orgulho a cena nacional e do nordeste.Fato, é que nos dias atuais o nordeste tem nos presenteado com inúmeras bandas de excelente qualidade,além da produção ter melhorado muito,e não é só do Ceará que tem surgido promessas de renovação no cenário,quase todos os estados do nordeste tem contribuído com novidades constantemente,sabedores disso,vários selos tem surgido para dar suporte aos lançamentos,o que é muito bom para todos.

Die to Kill é o segundo disco da banda (Slave of Pain,foi o debut/2012), antes,a banda havia lançado uma demo em 2008. Só pra memorizar: o albúm de estréia da banda saiu 10 anos depois de sua formação oficial,isso pode ser bom ou ruin,vai depender da interpretação de cada um. Pois bem, falando do disco em questão,são dez faixas da mistura saudável entre o thrash/death, no que pese a questão técnica, há uma evolução bastante característica entre o full lenght e este segundo disco.Com títulos bem sugestivos como Suicide Dreams ( sonhos de suicídio), Psywar (guerra pscológica), entre outros,a temática faz parte do vocabulário do metal da morte.O massacre sonoro impiedoso da bateria se sobrepoe em alguns momentos sobre o vocal,e os riffs quase infinitos de guitarra faz a destruição tresloucada de cabeças e pescoços. Em algumas passagens o sofrimento sem fim das dedilhadas ensurdecedoras de guitarra compoem o ritual macabro em Battle of Blood,os pratos da bateria provavelmente foram trocados após a faixa Suicide Dreams. Enquanto estilo,não há novidades tão inovadoras,mas a bateria a mil por hora,seguida de um vocal bruto,pesado e riffs velocíssimo faz deste, um bom trabalho orquestrado pelo quarteto Cearense,que teve a prova de fogo com este trabalho,sucessor de Slave of Pain.

Com arte de Tiago Oliveira, um curto release individual foi incorporado ao encarte,o que não é muito comum. A produção do disco ficou com a própria banda,e logo depois da gravação do disco, o vocalista Alex Marmaldo deixou a banda, aumentando a responsabilidade do baixista Henrique Monteiro que assumiu a função,ficando como vocal/baixo. O encarte teve a colaboração Gandhi Guimarães,que fez um bom trabalho de fotografia.Resumindo:mais um bom trabalho vindo do nordeste,e que tem boas chances de figurar entre os melhores discos de metal do ano.

Formação atual:

Lailton Sousa ( guit), Luiz Henrique (Baixo/vocal), Rodrigo Falconieri ( bateria).

 

Contato: bandaencefalo@gmail.com

Sites Relacionados:
www.facebook.com/encefaloband
www.metalmedia.com.br/encefalo