Resenhas
Resenha - Desdominus: Técnica apurada e desenvoltura acima da Média!
Quinta-feira | 3 de dezembro de 2015
por Romulo Carlos
Desdominus: Uncreation - 2015 - Nacional
Misanthropic Records,Brutaller Records,Heavy Metal Rock,Impaled Records.
Músicas:
O quarteto Desdominus já está na estrada há muito tempo: desde 1993, esse grupo da cidade de Americana/S.P vem trilhando os difíceis e tortuosos caminhos do underground. Com dois discos gravados anteriormente no currículo,Uncreation é o sucessor de "Devastadind Millenary Lies",de 2013.Consequentemente,posso afirmar que das 8 faixas,6 são potencialmente de pura pauleira,indo desde a rispidez e a brutalidade sonora do Black metal e a insanidade das guitarras advinda do death metal,além de ares de modernidade que perpassam pelo conjunto das 10 faixas,visto que temos 2 instrumentais.
Falando do contexto em gerall,um dos aspectos mais interessantes que bandas mais antigas ou até das mais atuais tem feito,é a elasticidade musical produzida entre as letras,ritmo e harmonia. Não há espaço para riffs tímidos,ou bumbo de bateria intercalar entre um riff até entrar a voz. A mudança do perfil do músico é uma consequencia da modernidade,e ter um pensamento aberto e direcionado a mudança ou até passear por estilos dentro de uma mesma faixa, já é tido como algo natural,podendo fazer música com groove,mais cadenciada,sem medo de ser acusado de traidor. A música de hoje tem mais sentimento e está mais próxima da nossa realidade,afinal de contas,o público está mudando e isso já faz parte do dia dia de muitos músicos profissionais,que,antenados com a nova realidade tem repensado conceitos e atitudes,e isso tem sido usado para melhorar cada vez mais a qualidade na música extrema feita no Brasil.
Destaques para as faixas :"Certos e Convictos",única cantada em Português, temos a faixa título do álbum " Uncreation",destaque para a cozinha,composta pelo batera Ney Paulino e o baixista Rafael Faria, o vocal/guit Paolo Bruno é o destaque na faixa " Sacred Scrolls of Holy Lies",e ainda destaco a ótima instrumental "Introspection",além da ótima " Waves Collide". O som ficou muito bem distribuído pela cozinha e pelo duo de guitarras Paolo Bruno e Wilian Gonsalves,com bom andamento na parte ritmica e doses cavalares de riffs sensacionais.São trabalhos neste naipe que fazem da cena underground Brasileira,uma das mais ricas e a melhor do mundo. Falta apenas o reconhecimento e a valorização do público,indo aos shows,comprando merchandising e assim ajudando ao músico ter uma vida digna com sua profissão.Isto já vem mudando, porém; com a velocidade de um cágado!
O álbum foi produzido por Ricardo Biancarelli,o qual obteve uma percepção fantástica para a boa qualidade do material. A capa ficou na mão do renomado artista Rafael Tavares, seu trabalho conseguiu com sutileza e elegância, captar todo o conteúdo das letras e transmitir a energia para a bela capa do álbum.
Banda:
Paolo Bruno: Vocal/Guitarra
Wilian Gonsalves: Clean vocal/Guitarra
Rafael Faria: Contrabaixo
Ney Paulino: Bateria
Contato: desdominus_desdominus@hotmail.com
Sites relacionados: