Resenhas
Resenha Van Dorte "Epilogue" (2017)
Terça-feira | 19 de December de 2017
por Romulo Carlos
"Epilogue" : 2017 (Full álbum) - Nacional
Dark Metal: São Paulo
Lançado no início de 2017 nas principais plataformas mundiais,o grupo paulistano de Dark Rock trata de assuntos ligados a infância/adolescência,temas recorrentes como medo,insegurança...
Formatado dentro de uma sonoridade composta de um estilo pouco explorado e que não está em evidência,recheado de boas canções, gravação de alta qualidade,o grupo tem ainda um longo caminho pela frente ,mas já começa com o pé direito!
Canções que retratam o lado mais lúdico/gótico e com uma atmosfera que me lembra grandes nomes do pós-punk nos anos 80 como Bauhaus, Siouxsie & The Banshees,The Sisters of Mercy e Killing Joke.
Ao todo são 11 canções,onde o tema central é a história de um garotinho que parece perdido. A partir daí a banda vai construindo sua musicalidade através de uma timbragem variada mas com perfeita harmonia entre os instrumentos e com uma dose necessária de piano e inserção de teclados,casando com maestria na construção de sua identidade que é em alguns momentos voltada para o lado mais comercial.
Epilogue é o primeiro full Length do grupo mas já se desponta em meio a tanta cópia mal feita ou estilos repetitivos. "Ainda há salvação para a música Brasileira,Vandorte pode ser apenas a ponta do Iceberg".
Entre os destaques estão a faixa de abertura "Epilogue", a quarta faixa "Don´t Make Me Say Goodbye" mais conhecida como "Não Me Faça Dizer Adeus"no refrão da música: Eu nunca vou entender/Por que essa discórdia/Não machuque ninguém/E eu nunca mudarei a maneira/De dizer eu te amo/Nada é bom sem você/Não me faça dizer adeus. Outro destaque fica com a antepenúltima faixa "My Pretty Prison" (Minha Linda Prisão)que tem uma letra com significado profundo,senão veja na primeira estrofe::
Perdido em meus sonhos/Eu não quero me encontrar/Em minha linda prisão/Eu não quero me libertar
Dentro da minha gaiola de prata/Observando o seu sangue fluir/Traçando as linhas de sua mão/E ouvindo a sua respiração lenta.
"Epilogue" vem na cola de outros lançamentos interessantes de 2017 e tem como rótulo de melhores do ano. Apesar de ter saído apenas pelos serviços de streaming e áudio (Foi lançado em Fevereiro de 2017),em breve sairá em formato físico,tornando ainda mais gratificante a experiência. A produção e mixagem ficou com Marcelo Oliveira que soube explorar bem o lado mais obscuro e denso como também o lado mais sensível e comercial que a banda possui.
Só um ponto negativo me chamou a atenção: a falta de informações em relação aos músicos (Quem gravou a bateria?),quem fez a capa do disco,são informações que devem constar no material de divulgação,pois é de suma importância. Espero que com o lançamento do material físico esses erros possam serem corrigidos. Mesmo com essa ressalva, gostei do disco e acho que ele continua em seu lugar de destaque.
Músicos:
Feleex Duarte (vocais, piano),
Alexandre Carmo (guitarras)
Dione Rigamonti (teclados)
Thiago Rodrigues (contrabaixo)
Tracklist – Epilogue:
01 – Epilogue
02 – The Blame
03 – Claustrofobia
04 – Breathe Now
05 – Like Acid
06 – Don’t Make Me Say Goodbye
07 – Fragile Dreams
08 – In The Dark
09 – My Petty Prison
10 – Your Frequency
11 – Evil Side
Mais informações:
Site: http://www.vandorte.com/
Facebook: https://www.facebook.com/VanDorte/
YouTube: https://www.youtube.com/user/VanDorteMusic
Soundcloud: https://soundcloud.com/van-dorte/
Instagram: https://www.instagram.com/vandorte/
Asessoria de Imprensa: https://roadie-metal.com/press/van-dorte/