Resenhas
Resenha: Vulcano - " The Man the Key the Beast" - 2013
Terça-feira | 24 de maio de 2016
por Romulo Carlos
Resenha: Vulcano - " The Man the Key the Beast" - 2013
Nacional - Independente
Tracklist:
1 - Aninhilate all of them
2 - No mercy for fucking traitors
3 - Church at a crossroad
4 - You have been warned
5 - Blood & Champagne
6 - The Man the Key The Beast
7 - Dead Water
8 - The Wizard
9 - The Devil Escaped from the earth
10 - Compulsive gambler
11 - In the silence of the grave
Na discografia da banda há divergencias quanto a cidade original da banda:algumas falam do surgimento na cidade de Osasco/S.P e o ano era 1981,mas no ano seguinte a banda se mudou para Santos, é um detalhe que acho que merece ser destacado.
O primeiro registro da banda é de 1983,intitulado"Om Pushne Namah",que contém 4 faixas cantadas em português. Me lembro bem que na década de 90 eu ouvi muito o album " Bloody Vengeance"(Gravado em 1985,e lançado em 1986),coisa rara por aqui.Naquela época era difícil ter material de bandas de metal e afins. Descolei uma fita k7 que um amigo gravou para mim (tenho até hoje),e me orgulho muito das bandas nacionais.
A Vulcano é a pioneira no metal pesado,seu gen está calcado no heavy metal,mas a banda foi moldando seu estilo e suas caracteristicas vem incorporada com a velocidade do thrash metal e pitadas de death/black metal e isso é o que mais me fascina na Vulcano,que nestes 35 anos,nunca se rendeu a modismos e continua polindo seu som cada vez mais,se tornando uma das bandas mais antigas do estilo em atividade no Brasil sempre se destacando com seus 14 álbuns lançados,e cada vez mais velozes.
O álbum em questão " The Man The Key The Beast" é o sucessor do excelente "Drowning in Blood", vem recheado de clima altamente pesado,riffs primorosos,com uma bateria bem encaixada em uma velocidade incrível,conduzida com muita competencia e pedais duplos por Arthur Von Barbarian. Doses cavalares de riffs pesados,vocal fenomenal com variações de timbre que são alcançados com maestria pelo Luiz Carlos,o trabalho na cozinha vai destruindo tudo pela frente,méritos do Carlos Diaz para estraçalhar os pescoços alheios, completa o time,o segundo guitarrista Zhema.
Destaques para faixas ultra-velozes e extremas: "Aninhilate all of them", a matadora e violenta"Church at a crossroad", " You Have Been Warned", a excelente " Compulsive Gambler", a pedreira "In the silence of the grave" que fecha o álbum com maestria.
A produção ficou espetacular,fina,produzida pelo Guitarrista Zhema e Ivan Pellicciotti ( Foi baixista da banda até 2013) e banda. Gravado e Mixado no Beco Studio (Santos/SP),tendo o encarte e arte produzido por Antonio Celso Barbieri.
Formação do disco:
Zhema Rodero - Guitarra
Arthur Von Barbarian- Bateria
Carlos Diaz - Baixo
Fernando Nonath- Guitarra
Luiz Carlos - Vocal
Lembrete: Após a gravação do disco, saíram : Carlos Diaz (2005 A 2013) e Fernando Nonath (2005 até 2013), entrando em 2013 o Baixista e produtor Ivan Peilicciotti (2013 a 2016) no lugar de Carlos Diaz, ficando então a banda com somente 1 guitarra. Em 2016 novas alterações onde Carlos Diaz retoma seu posto de baixista e Gérson Fajardo na segunda guitarra.
Estilo: Thrash/Death/Black
Álbum: The Man the key the Beast
Uma verdadeira obra-prima do metal extremo. Pode ser considerado mais um clássico do metal Brasileiro de todos os tempos,empolgante e rico em detalhes,com vocal afinado.Se você que está lendo este texto ainda não tem este album pode adquirir sem preocupação,é investimento sem arrependimento.
Mais Informações:
https://www.facebook.com/VULCANOMETAL
http://www.sanguefrioproducoes.com/bandas/Vulcano/20
http://vulcanometal.bandcamp.com