• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Resenhas

Resenha - Ministério da Discórdia: "Abismo"

Segunda-feira | 6 de novembro de 2017
por Romulo Carlos

Resenha - Ministério da Discórdia:

 

(2016: Nacional - Independente/álbum digital)

 

Se você ainda não conhece esta banda,me faz um favor: procure na internet e ouça seu primeiro álbum. O EP Abismo é seu segundo lançamento.

O trio paulistano representa o metal nacional de forma inusitada nos dias de hoje: fazem heavy metal cantando em Português,eu adoro isso!

Se você me perguntar : mas o Maurício Sabbag não é vocalista de outra banda Paulistana a Armahda?. Sim,é ele mesmo,talvez por isso que logo no início já fica perceptível o mesmo timbre de voz,e toda a sua potencialidade demonstrada já nos primeiros segundos do EP.

Só para lembrar que este é o segundo disco da banda, o disco de estréia aconteceu em 2013,intitulado: "Ministerio da Discordia",contendo 5 faixas + 3 bônus e foi lançado da mesma forma que este,ou seja: de forma independente.

Para vocês terem uma idéia,o grupo paulistano iniciou suas atividades em São Paulo,no ano de 2007 fazendo cover de Black Sabbath,pode isso?

Antes que alguém vem dizer que Heavy metal tem de ser cantado em inglês  eu discordo. Já tinha ouvido outras bandas nacionais mais antigas do tipo: Taurus,Anthares,Dorsal Atlântica,Overdose,Salário Mínimo,Azul Limão,Harpia,entre outras, e a maioria apresentam letras e harmonias surpreendentes. É claro que neste mesmo contexto existem bandas horrorosas,mas isso existe em qualquer estilo musical.

As temáticas do disco giram em torno de conflitos religiosos,políticos e culturais de uma forma bem incisiva e é tratado e conduzido com muita segurança. Riffs  de guitarra bem generosos e um clima sombrio e denso a lá Black Sabbath tomam conta de seus 45 minutos e meio de muito som pesado feito categoricamente de pulso firme nas linhas de baixo e bateria, em uma junção metálica proveitosa e muito eficaz! (o EP tem 5 faixas no formato digital,na versão  física +3 faixas extras).

Se você que está lendo esta resenha já estava cansado de ouvir a mesma coisa e acha que o heavy metal está morto,acho melhor mudar de opinião e começar a prestar mais atenção nas bandas nacionais. Se conheces a Armahda e sabe o valor que a banda tem por explorar assuntos pouco conhecidos pela maioria dos Brasileiros,com certeza vai curtir e muito a "Ministerio da Discórdia". Suas letras inteligentes e bem elaboradas podem não mudar o mundo ,mas,com certeza vai mudar sua visão das coisas e verás que aprender história vai o tornar mais sábio e mais astuto com relação a nossa realidade. Então,meu camarada tenha atitude,não perca mais tempo e ouça logo essa pedrada nacional e seja mais um fan de uma banda com letras bem elaboradas e inteligentes.

Viva o Heavy metal Brazuca,sempre!

Destaques: quando você tem em mãos um material de alto gabarito fica difícil escolher as melhores,vou tentar:na minha humlde opinião,as melhores são: "Perdidos",letra extremamente realista e uma das melhores do disco. Uma das faixas mais brutais do disco é a faixa seguinte, "Malditos Sejam Todos" (gravada ao vivo), uma das regravações que está também no primeiro Full da banda,de 2013,na sequencia as outras duas também foram gravadas ao vivo."Supremo Concílio" outra porrada nos tímpanos!. Para fechar,"Orquídea Negra", é um espetáculo a parte,uma melodia certeira com andamento intenso e brutal.

O disco foi lançado no final de 2016 somente em formato digital e está disponível nas principais plataformas digitais,como Itunes,Spotify,Amazon,Playstore entre outras. Ou pode ser ouvido diretamente pelo canal da banda no Youtube,

A Belíssima capa foi feita pelo artista Silvio Senna ( Banda Sunset Red Lights), Gravado no Estúdio Audiofusion,a produção foi de Rafael Zeferino.A versão física sairá com 3 faixas bônus e em breve terá a data de lançamento disponível.

 

Tracklist para o disco físico (a versão digital é só as 5 primeiras)

01 - Abrace a Disórdia

02 - Abismo

03 - Supremo Concilio

04 - Orquidea Negra

05 - Perdidos

06 - Malditos Sejam Todos (Ao Vivo)

07 - Abismo (Ao Vivo)

08 - Paraíso (Ao Vivo)

 

 Formação:

 Maurício Sabbag: Vocais e Guitarra

 Inacio Nehme: Bateria

 Carlos Botelho:Baixo

 

Contato: ministeriodadiscordia@gmail.com

 

Mais Informações:

Facebook: https://www.facebook.com/Minist%C3%A9...

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=PJw_sYyKgfs

Assessoria: http://www.metalmedia.com.br/ministeriodadiscordia