• Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • YouTube

Resenhas

Review: Exorddium – "Leviatã"

Segunda-feira | 21 de agosto de 2017
por Diego Vinhal Murray

Review: Exorddium –

Exorddium : "Leviatã" - 2017

(Roadie Metal - Nacional)

Quinteto mineiro que surgiu em 2004, oriundos de Contagem/Mg. Temos aqui uma banda que já vem caminhando ao longo de 13 anos no underground nacional e é uma banda sensacional. Sua proposta é o Heavy Metal Tradicional cantado em português, geralmente não é uma coisa comum em se ver quando se trata de Metal aqui no Brasil, apesar de termos muitas bandas nessa mesma vertente e seguindo o mesmo padrão cantado em português, principalmente as bandas pioneiras do Metal no Brasil como, Overdose, Stress, Salário Mínimo, Holocausto entre outras, mas acredite em mim, essa banda merece um destaque e tanto, que banda extraordinária! Não conhecia o som dos caras, quando cheguei a ouvir esse novo full intitulado “Leviatã” fiquei simplesmente sem palavras pelo tanto que o trampo dos caras é magnífico e bem feito! E mais uma vez temos um lindo trabalho que o nosso grandioso e valioso cenário nacional nos presenteia com um enorme prazer e honra!

Ao dar o play inicial, temos a bela intro dedilhada feita em violões “Oceano Das Almas Perdidas” onde me lembrou bastante aquelas intros das músicas do “Bathory” na fase Viking ali nos álbuns “Hammerheart” e “Twilight Of The Gods” , bastante viajada e com uma atmosfera sensacional onde no meio ela começa com uns solos de violão em cima dos dedilhados, demais!

A faixa título do álbum é a próxima, “Leviatã”, uma faixa digna de uma abertura de álbum e principalmente de show, ao ouvir da pra se imaginar na abertura do show dos caras! Uma música com uma pegada bem Heavy Metal em uma levada cadenciada,mas com aquele feeling extraordinário! Seguida de um fodástico pré-refrão com pedais duplos e guitarras rifando em cima dos bumbos contínuos da bateria e um refrão que nos deixa sem palavras de tão belo e da pegada clássica e marcante que toda banda de Heavy Metal Tradicional tem! Aqueles refrãos que entram em nossas cabeças e ficamos cantando ele a semana inteira! (rs)

“Hail”, temos aqui uma faixa bem Heavy/Speed daquelas que dá vontade de você pegar o carro ou uma bela moto custom e sair sem destino pela estrada, pois a atmosfera da própria nos proporcional isso! Riffs bem corridos e um refrão mais uma vez bem marcante. Uma letra de saudação ao Metal sensacional onde ao se ouvir e cantar junto sentimos o metal correndo em nosso sangue e dentro do coração, uma faixa bem “Metal Pride”!

A próxima é “Irmãos No Metal”, mais uma letra sensacional, onde fala que se você tem uma pessoa que realmente é teu irmão e headbanger como você, vocês serão unidos até a última hora, pois, “Somos irmãos na guerra, Irmãos no Metal”! Foda demais! Uma música com riffs bem trabalhados, partes com riffs cavalgados naquela pegada bem Heavy Tradicional e com um pré-refrão e refrão magníficos, onde a guitarra faz umas  harmonias encaixando-se perfeitamente nas passagens! Um destaque dessa música também são as variações da bateria, que varia sempre em varias levadas fantásticas!

Seguindo temos “Coração De Aço”, uma música que fala sobre motociclismo e rodar sem limites, com o belo ronco do motor de uma “Harley Davidson” como intro a faixa começa seguida de um riff de guitarra bem pesado! Essa é uma faixa onde ao se ouvir e seguir a letra novamente, imaginamos sempre aquela visão de estar em uma estrada rodando sem destino algum em sua moto, da pra viajar bastante em dois sentidos (rs) Essa é uma faixa onde possui uma pegada muito boa e firme devido ao riff de guitarra bem pesado e mais uma vez um refrão extremamente marcante e também um belo solo de guitarra no meio da música onde assim que chega ao final do refrão, o solo entra de uma forma em que da uma ênfase bem bacana na música!

“Brinde à Vida”, temos aqui uma faixa bem legal com a cavalaria dos riffs cavalgados de guitarra atacando forte e uma faixa também bem alegre fazendo bem jus ao triunfo da vida. Após o segundo refrão vem um riff totalmente nervoso com marcações de duetos e muito bem feito, seguido de um solo bem melódico de guitarra que ficou bem legal. Gostei bastante das linhagens de vocal dessa faixa, achei a melodia do vocal com um feeling bem pegado!

A penúltima é “Filhos Da Noite”, cara que pegada tem essa música! Ela me lembrou bastante uma música de uma grande e clássica banda nacional de Heavy Metal também a faixa “Lady Of The Night” do “Shock”, o riff de intro lembra bastante o riff cantado de Lady, pelo estilo e pegada que ele tem! Achei o pré-refrão dessa música demais onde a música cai o tempo e a guitarra entra fazendo um arranjo no fundo dando uma atmosfera muito boa.

Infelizmente vamos chegando ao fim desse belo e honroso material, para fechar temos uma faixa bem nervosa, a agressiva “Dama Das Sombras”, uma faixa bastante empolgante com uma levada de bateria bem corrida onde logo a seguir vem uma parada meio que um bridge no meio da música bem sinistro com um clima foda que dá um quebra na música devido ao riff anterior.

Bom, temos aqui uma grande banda e um material de qualidade excepcional, o álbum merece destaque para a banda em geral, o vocal de Eduardo Bisnik são de se impressionar de tão bons, a dupla de guitarristas Fernando Amaral e Paulo César fizeram um trabalho genial, riffs e solos sensacionais, a bateria de Jailson Douglas soando como trovões e o baixo de Nicolas Cortelete preencheu perfeitamente todas as músicas sem deixar faltar nenhum ingrediente sequer!

Não vou destacar nenhuma música porque o álbum inteiro é um destaque, pode parecer muita pagação de pau, mas não é. A Exxordium é uma banda que ao se ouvir nos impressiona muito pela qualidade e competência, eu particularmente fico sem palavras pra descrever uma banda tão foda como o Exorddium!

Pra fechar, gostaria de dizer à todos os Headbangers que chegar a ler essa resenha, deixo aqui uma grande indicação nacional, se vocês ainda não conhecem o trampo desses caras, não deixem de conferir e não percam essa oportunidade de conhecer mais uma  banda do nosso cenário underground brasileiro! Stay Heavy Metal Pride!

Exorddium é:

Fernando Amaral – Guitarra

Jailson Douglas – Bateria

Paulo César – Guitarra

Eduardo Bisnik – Vocal

Nicolas Cortelete – Baixo

 

Leviatã track list:

1. Oceano das Almas Perdidas

2. Leviatã

3. Hail

4. Irmãos no Metal

5. Coração de Aço

6. Brinde à Vida

7. Filhos da Noite

8. Dama das Sombras

 

Contato:E-mail: exorddium@hotmail.com

 

Mais Informações:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCtT9-X5ngwlzrh_M4v8vVJg

Facebook: https://www.facebook.com/PerfilExorddium

Blogspot: http://exorddium.blogspot.com.br/

Acessoria: http://roadie-metal.com/press/exorddium/