A banda Zagaia,(Thrash Metal) de Patos de Minas, lançou seu Ep Human Scorn,composto de 6 músicas. O disco foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc e está disponível para audição no Youtube.
A banda tem formação recente e é composta pelos amigos e músicos:
- Adriano Necrohammer (ex Hammerthrash),
- Ricardo Kitamura (ex Hammerthrash)
- Guilherme Braga (também Murder Worship).
1 ? Como e quando surgiu a Banda?
O projeto começou com algumas conversas entre mim e o Guilherme em meados de 2020.
Estávamos à procura de um guitarrista, naquele momento veio o nome do Renan aí o convidamos. Comecei com alguns riffs e partes de músicas já compostas. Infelizmente o Renan não conseguiu participar conosco no projeto, por morar em outra cidade e pelo trabalho também. Foi aí que chamamos o Ricardo Kitamura, grande amigo nosso companheiro já de outros projetos, para assumir nas guitarras. Também fomos selecionados no 6º lugar pela lei Aldir Blanc e começamos a gravar no estúdio Daum Rec, com o Alan.
O nome Zagaia surgiu de uma viagem que fizemos para a Serra da Canastra no final de 2021, eu e a Renata. Ouvimos umas histórias da época dos escravos, e o principal foi uma fazenda que servia de pouso para os tropeiros(viajantes). Eles eram assassinados pelo casal dono da fazenda. Mortos por uma armadilha chamada Zagaia.
2 ? O EP de estreia possui 6 músicas, alguma preferida?
Na verdade, gosto de todas kkkkk, cada uma tem suas peculiaridades. Mas fico com Zagaia,Bones on bones e Human Scorn.
3 ? Adriano, como é retornar a carreira com banda após o fim da Hammerthrash?
Foi muito bom retornar, principalmente com material gravado com apoio da Lei Aldir Blanc, o que possibilitou trabalhar sem enrolação e demora na decisão de alguma coisa, trabalhando sério e com as pessoas certas.
4 ? Qual é a sensação em compor e tocar thrash metal?
A melhor possível. É o jeito que encontro para expressar tudo que sinto e que vejo: alegrias, dores, frustrações, coisas do nosso cotidiano e acontecimentos. Como dizia Schopenhauer: a música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende (só que a minha é em uma versão thrash metal kkkkk mais incompreensível ainda kkkk)
5 ? Qual mensagem vocês querem passar para as pessoas com sua música?
A mensagem é curta e grossa, de não se deixar influenciar por coisas banais ou qualquer outra coisa. É para interpretar a realidade, não ser alienado pela mentira e corrupção do mundo, pela ganância e poder, e principalmente pela nossa própria cegueira. E se queremos um mundo melhor, o primeiro passo é nós mudarmos a nós mesmos, sem vomitar essa hipocrisia
de merda que é pregada por muitos.
6 ? Gostaria que comentassem sobre a produção, composição, e a inspiração para as letras?
A produção foi bem simples, passamos para o Alan qual era a proposta que a banda queria e foi super tranquilo nesse ponto. Sobre as composições Kitamura e eu sentamos e acertamos os últimos detalhes de harmonia e questão de sonorização. As letras tem composição da Renata também.
Zagaia é histórica. Retrata os assassinatos que aconteciam na fazenda na região da serra da canastra, pelo casal sórdido. Bones on bones fala de uma sociedade erguida sob ossos (hipocrisia, corrupção e tal.) War and death fala sobre guerras, esse tema nunca foi tão atual né, Guerra da Ucrânia fora as outras já estavam acontecendo e ninguém via. Human Scorn da Escória que o ser humano pode se tornar para conseguir poder e seus objetivos. Orionis Y é uma instrumental em homenagem ao grande Cliff Burton e esse nome vem de uma da estrela que está na constelação de Orion (nome da música do Metallica a qual gosto muito kkk).E por fim Fall of Betrayers que possui uma atmosfera mais ligada ao Doom que passa aquela sensação da destruição kkkk literalmente uma queda.
7 ? Há possibilidade de shows ao vivo?
Sempre. Estamos acertando alguns detalhes ainda para voltar com força total.
8 ? Quais serão os próximos passos da Banda?
Estamos trabalhando em composições novas já, para quem sabe gravar um Full álbum, e também na possibilidade de gravar um vídeo.
9 ? Sejam benvindos novamente ao underground!
Obrigado! Eu que agradeço em nome da
Zagaia pelo espaço e pela oportunidade de estarmos novamente conversando e divulgando o nosso trabalho pelo
Arrepio produções.
10 ? Mensagem aos headbangers e fãs em geral?
A mensagem é aquela de sempre: Underground está vivo e sempre estará...
A música pesada sempre vai estar aí, independente do estilo (thrash, death, black, speed,crossover etc.,). Bandas como a Zagaia sempre vão carregar a bandeira do underground.
Ouça agora o EP:
Agradecimentos: Renata Estevam
Fim da Entrevista